terça-feira, 6 de março de 2012

Aviva Senhor, atua obra no meio dos anos.

   
       Domingo, dia 04 de março, participei do culto juntamente com meu amigo Pb. Lindomar Luciano, Pastor local da congregação do Agulhas Negras, que tem também como seu co-Pastor Pb. Saule Goedert, que recentemente tomou posse naquele lugar para dar continuidade no grande ministério que Deus tem na sua vida. Além de pregar a palavra, entoei louvores ao nome do Senhor juntamente com minha esposa Valquiria onde pude ver a boa mão do Senhor estendida sobre aquele lugar através dos louvores e durante toda ministração do culto.
         A palavra que desceu ao meu coração, se encontra no livro do profeta Habacuque cap. 3 vrs. 2 onde diz: aviva a tua obra no meio dos anos....Quero ser conciso nas minhas palavras, mas desejo compartilhar a mensagem pregada no culto de domingo á noite na congregação do Agulhas Negras. Uma boa leitura a  todos que acessam essa página................................
         Iniciei falando da chamada de Abraão quando Deus diz para ele sair de sua tenda e olhar para o céu e contar as estrelas, pois assim seria sua descendência.Deus fizera uma chamada e escolhera a Abraão como protagonista dessa grande comissão. Mais na frente, encontro de Jacó com o próprio Deus mudou de uma vez por todas a história dessa nação. Ali, naquele vale, a chamada é finalmente firmada, quando Deus diz: a partir de hoje, teu nome não será mais Jacó ( enganador ), mas sim Israel, que quer dizer príncipe do céu.
       A partir daí, nós vimos a glória do Senhor repartida sobre o povo de Israel desde a subida de Jacó para o Egito, as pragas enviadas por Deus para que os Egípcios pudessem ver que Faraó não era deus, como pensavam eles, as maravilhas apresentadas por Deus no deserto, o mar vermelho se abrindo e todos os milagres que faziam os povos tremerem diante de Israel.
       Só que a nação de Israel esquecera do Senhor e se prostrou diante de outros deuses caindo assim numa frieza espiritual. Se apostataram da fé precisando assim de uma intervenção Divina para que lembrassem de quem os livrara do Egito e de que eram povo escolhido de Deus. O cativeiro Babilônico foi necessário para que o povo de Israel dessem glória novamente ao nome do Senhor e a presença de Deus retornasse novamente para o meio do povo.
       Nesse contexto histórico aparece o profeta Habacuque profetizando: aviva a tua obra no meio dos anos.
Depois de 70 anos exilados, depois de verem sua terra ser destruída e principalmente o templo ser derribado, retornaram com sede de Deus, com saudade da glória e da presença do Senhor em suas vidas, retornaram para Jerusalém com desejo de construir o templo, com vontade de ouvir a lei do Senhor, a palavra de Deus. Permaneciam de pé durante um dia inteiro para ouvir o livro da lei, lido por Esdras para todo povo, e não se moviam, pois tinham desejo no seu coração de que a mão do Senhor retornasse para o meio deles.
        Assim como chegou para Israel, o meio dos anos chega também para muitos hoje. Foi necessário o povo de Deus passar pelo vale para que aprendessem a dar glória ao nome do Senhor novamente. O dia mal  um dia vem, só que não vem para nossa perdição, mas sim, para nossa justificação. A prova nos aproxima de Deus. Habacuque não entendia porque Deus usaria um povo perverso para castigar seu povo escolhido. Isso nos serve de lição, pois eu aprendo que o Senhor faz o que for preciso para nos aproximar Dele, faz tudo, exatamente tudo o que for preciso.
        Quando estavam em Jerusalém, não iam mais ao templo oferecer sacrifício, na Babilônia criaram a sinagoga para adorar a Deus no cativeiro. Em Jerusalém não sentiam mais falta da glória do Senhor, na Babilônia desejavam ardentemente a presença de Deus em suas vidas. Em Jerusalém esqueceram da lei do Senhor, depois que saíram do cativeiro passavam horas e mais horas, dia e mais dias de pés ouvindo a o livro da lei. Então o cativeiro foi muito útil para que o avivamento chegasse novamente a nação de Israel.
          Temos muitos exemplos Bíblicos de homens e mulheres que foram provados mas aprovados pelo Senhor. A igreja tem passado por muitas aflições, angústias, depressões e eu tenho certeza que é Deus provando seu provo. Deus tem sustentado seu povo e as portas do inferno não prevalecerão contra sua igreja. Assim como Deus tinha um propósito para o povo de Israel, da mesma forma Deus tem um plano para nós. Já é tempo de Deus mandar um avivamento sobre o seu povo, só que não existe avivamento sem purificação antes. E pra que o vaso seja purificado é necessário que o oleiro amasse o vaso. Israel foi amassado, moído, quebrado, mas o avivamento veio, a chama do Espírito Santo retornou para o meio do povo, e então uma promessa maior foi feita, em que Deus derramaria do seu Espírito não só sobre Israel, mas sim,  sobre toda terra. 
            Já é tempo de acordarmos do sono, porque a anátema tem que ser tirada do meio do povo, devemos retornar ao primeiro amor e buscar novamente ao Senhor, nos entregarmos com todo nosso coração a vontade Divina. O amor tem esfriado, a chama do Espírito tem apagado e não nos apercebemos. Já não oramos como dantes, jejuar então, nem se fala, pois isso é artigo de luxo de poucos. Ler a Bíblia? Pra que?. O povo de Israel, estavam assim, afastados de Deus e não se deram conta. Choraram pela queda do templo, mas não se deram conta que muito antes do templo ser derrubado, a glória do Senhor já não estava nele faz tempo. Não adianta templo sem glória. Salomão sabia que não adiantava aquele projeto arquitetônico todo, sem a glória de Deus, de nada adiantaria. 
            Deus nos chama novamente a responsabilidade. Deus não nos quer só de corpo presente, Ele quer corpo, alma e espírito. Ele quer que nós o busquemos de toda nossa alma, de todo nosso coração e de todo nosso entendimento. E já é tempo que se comece o julgamento pela minha casa diz o Senhor na carta de Pedro. Servir a Deus é muito mais do que vir a igreja. Que possamos em nome de Jesus, retornar aos braços do Senhor e sair da mornidão espiritual e pedir a Deus que nos avive novamente, pois já é tempo buscarmos ao Senhor.



                 Pb. Sandro Gonçalves, 2 dirigente do João Costa e sevo do Senhor Jesus.
         

3 comentários:

  1. Paz a todos....



    Sintam-se a vontade para comentar. Será de suma importância pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Presbítero Sandro Gonçalves,

    Obrigado pelo carinho e pela sua disposição em louvar o nome do Senhor e pregar Sua palavra p/ nós, juntamente com sua família.
    Desejo que Deus continue abençoando grandemente a sua vida, sua esposa irmã Valquíria e seus filhos.

    Um grande abraço de seu amigo e irmão em Cristo Saule.

    Rabiscos: http://saulegoedert.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo, Saule Goedert, chesed ve shalom...


    Foi muito bom estar convosco no culto de domingo a noite, e escrever sobre as minhas mensagens tem sido muito gratificante para mim, pois tenho crescido espiritualmente com isso. Que Deus continue abençoando de uma forma rica e especial.

    ResponderExcluir