Domingo, dia 04 de março, participei do culto juntamente com meu amigo Pb. Lindomar Luciano, Pastor local da congregação do Agulhas Negras, que tem também como seu co-Pastor Pb. Saule Goedert, que recentemente tomou posse naquele lugar para dar continuidade no grande ministério que Deus tem na sua vida. Além de pregar a palavra, entoei louvores ao nome do Senhor juntamente com minha esposa Valquiria onde pude ver a boa mão do Senhor estendida sobre aquele lugar através dos louvores e durante toda ministração do culto.
A palavra que desceu ao meu coração, se encontra no livro do profeta Habacuque cap. 3 vrs. 2 onde diz: aviva a tua obra no meio dos anos....Quero ser conciso nas minhas palavras, mas desejo compartilhar a mensagem pregada no culto de domingo á noite na congregação do Agulhas Negras. Uma boa leitura a todos que acessam essa página................................
Iniciei falando da chamada de Abraão quando Deus diz para ele sair de sua tenda e olhar para o céu e contar as estrelas, pois assim seria sua descendência.Deus fizera uma chamada e escolhera a Abraão como protagonista dessa grande comissão. Mais na frente, encontro de Jacó com o próprio Deus mudou de uma vez por todas a história dessa nação. Ali, naquele vale, a chamada é finalmente firmada, quando Deus diz: a partir de hoje, teu nome não será mais Jacó ( enganador ), mas sim Israel, que quer dizer príncipe do céu.
A partir daí, nós vimos a glória do Senhor repartida sobre o povo de Israel desde a subida de Jacó para o Egito, as pragas enviadas por Deus para que os Egípcios pudessem ver que Faraó não era deus, como pensavam eles, as maravilhas apresentadas por Deus no deserto, o mar vermelho se abrindo e todos os milagres que faziam os povos tremerem diante de Israel.
Só que a nação de Israel esquecera do Senhor e se prostrou diante de outros deuses caindo assim numa frieza espiritual. Se apostataram da fé precisando assim de uma intervenção Divina para que lembrassem de quem os livrara do Egito e de que eram povo escolhido de Deus. O cativeiro Babilônico foi necessário para que o povo de Israel dessem glória novamente ao nome do Senhor e a presença de Deus retornasse novamente para o meio do povo.
Nesse contexto histórico aparece o profeta Habacuque profetizando: aviva a tua obra no meio dos anos.
Depois de 70 anos exilados, depois de verem sua terra ser destruída e principalmente o templo ser derribado, retornaram com sede de Deus, com saudade da glória e da presença do Senhor em suas vidas, retornaram para Jerusalém com desejo de construir o templo, com vontade de ouvir a lei do Senhor, a palavra de Deus. Permaneciam de pé durante um dia inteiro para ouvir o livro da lei, lido por Esdras para todo povo, e não se moviam, pois tinham desejo no seu coração de que a mão do Senhor retornasse para o meio deles.
Assim como chegou para Israel, o meio dos anos chega também para muitos hoje. Foi necessário o povo de Deus passar pelo vale para que aprendessem a dar glória ao nome do Senhor novamente. O dia mal um dia vem, só que não vem para nossa perdição, mas sim, para nossa justificação. A prova nos aproxima de Deus. Habacuque não entendia porque Deus usaria um povo perverso para castigar seu povo escolhido. Isso nos serve de lição, pois eu aprendo que o Senhor faz o que for preciso para nos aproximar Dele, faz tudo, exatamente tudo o que for preciso.
Quando estavam em Jerusalém, não iam mais ao templo oferecer sacrifício, na Babilônia criaram a sinagoga para adorar a Deus no cativeiro. Em Jerusalém não sentiam mais falta da glória do Senhor, na Babilônia desejavam ardentemente a presença de Deus em suas vidas. Em Jerusalém esqueceram da lei do Senhor, depois que saíram do cativeiro passavam horas e mais horas, dia e mais dias de pés ouvindo a o livro da lei. Então o cativeiro foi muito útil para que o avivamento chegasse novamente a nação de Israel.
Temos muitos exemplos Bíblicos de homens e mulheres que foram provados mas aprovados pelo Senhor. A igreja tem passado por muitas aflições, angústias, depressões e eu tenho certeza que é Deus provando seu provo. Deus tem sustentado seu povo e as portas do inferno não prevalecerão contra sua igreja. Assim como Deus tinha um propósito para o povo de Israel, da mesma forma Deus tem um plano para nós. Já é tempo de Deus mandar um avivamento sobre o seu povo, só que não existe avivamento sem purificação antes. E pra que o vaso seja purificado é necessário que o oleiro amasse o vaso. Israel foi amassado, moído, quebrado, mas o avivamento veio, a chama do Espírito Santo retornou para o meio do povo, e então uma promessa maior foi feita, em que Deus derramaria do seu Espírito não só sobre Israel, mas sim, sobre toda terra.
Já é tempo de acordarmos do sono, porque a anátema tem que ser tirada do meio do povo, devemos retornar ao primeiro amor e buscar novamente ao Senhor, nos entregarmos com todo nosso coração a vontade Divina. O amor tem esfriado, a chama do Espírito tem apagado e não nos apercebemos. Já não oramos como dantes, jejuar então, nem se fala, pois isso é artigo de luxo de poucos. Ler a Bíblia? Pra que?. O povo de Israel, estavam assim, afastados de Deus e não se deram conta. Choraram pela queda do templo, mas não se deram conta que muito antes do templo ser derrubado, a glória do Senhor já não estava nele faz tempo. Não adianta templo sem glória. Salomão sabia que não adiantava aquele projeto arquitetônico todo, sem a glória de Deus, de nada adiantaria.
Deus nos chama novamente a responsabilidade. Deus não nos quer só de corpo presente, Ele quer corpo, alma e espírito. Ele quer que nós o busquemos de toda nossa alma, de todo nosso coração e de todo nosso entendimento. E já é tempo que se comece o julgamento pela minha casa diz o Senhor na carta de Pedro. Servir a Deus é muito mais do que vir a igreja. Que possamos em nome de Jesus, retornar aos braços do Senhor e sair da mornidão espiritual e pedir a Deus que nos avive novamente, pois já é tempo buscarmos ao Senhor.
Pb. Sandro Gonçalves, 2 dirigente do João Costa e sevo do Senhor Jesus.
Paz a todos....
ResponderExcluirSintam-se a vontade para comentar. Será de suma importância pra mim.
Graça e Paz Presbítero Sandro Gonçalves,
ResponderExcluirObrigado pelo carinho e pela sua disposição em louvar o nome do Senhor e pregar Sua palavra p/ nós, juntamente com sua família.
Desejo que Deus continue abençoando grandemente a sua vida, sua esposa irmã Valquíria e seus filhos.
Um grande abraço de seu amigo e irmão em Cristo Saule.
Rabiscos: http://saulegoedert.blogspot.com/
Grande amigo, Saule Goedert, chesed ve shalom...
ResponderExcluirFoi muito bom estar convosco no culto de domingo a noite, e escrever sobre as minhas mensagens tem sido muito gratificante para mim, pois tenho crescido espiritualmente com isso. Que Deus continue abençoando de uma forma rica e especial.