quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vinho novo em odres velhos.


        No dia 3 de janeiro de 2012, ou seja, na primeira terça-feira deste ano novo, ficou ao meu encargo a responsabilidade de transmitir a palavra de Deus à igreja. Depois de me debruçar na Bíblia e pedir algo diretamente do céu para ao coração dos irmãos, me veio ao coração esta mensagem que se encontra no livro de São Mateus cap. 9 vrs. 16 e 17. Segue abaixo um breve resumo da mensagem compartilhada.
         Um jovem me perguntou certa vez, porque ele sentia a presença de Deus em um culto e no outro dia ele continuava desanimado, angustiado vivendo as mesmos conflitos e aprisionado pelos seus medos. Fiquei intrigado a princípio pois não queria dar uma resposta vazia, e então preocupado orei a Deus pedindo uma resposta e veio claramente esta passagem na minha frente: ´´ vinho novo em odre velho ``. Pude entender claramente o que Jesus estava querendo dizer. Não adianta colocar vinho no odre velho, pois estraga o vinho. Antigamente o odre era feito de pele de animal novo, pois colocando o vinho nele, ambos se conservariam puros. A pele do animal se contraía acomodando assim muito bem o bom vinho em seu interior não extraindo a pureza do vinho e preservando assim também em ótimas condições o odre. Essa combinação fazia o vinho bom durar até um ano no odre novo, sendo colocado é claro em um lugar bem arejado, bem ventilado tornando a vida útil de ambos longa. Vinho novo é muito bom, só que antes é necessário arrumar o vaso.
        Para que o bom vinho ( Espírito Santo ), perdure em nossas vidas, é necessário que o odre ( nossa vida), esteja nova, isso fala de novo nascimento, vida nova. De outra forma somos somente visitados pelo poder de Deus, não permanecendo em nossas vidas a alegria do Espírito Santo, tornando a velha realidade, um vazio na alma. O Espírito Santo não quer somente nos visitar,  Ele deseja fazer morada em nossas vidas. Mas para isso Ele deve encontrar a casa limpa, adornada e bem arrumada. Enquanto não organizarmos a nossa vida, podemos chorar, clamar, pular, ler a bíblia e tudo mais, o vaso velho estraga o vinho bom. E o vinho quando fermenta e é bebido, causa alguns efeitos como; tonturas, não enxergamos direito, não conseguimos permanecer de pé, perdemos o juízo, não sabemos o que fazemos, ou seja, vinho estragado nos causam danos muitas vezes irreparáveis. Já o vinho novo, bem conservado e guardado em odres novos, são saudáveis e medicinais sendo benéfico para saúde, tomado na quantia certa é lógico. Tirando as impurezas das nossas vidas, o bom e doce Espírito Santo terá guarida em nosso coração.
       Já nos deportando para as escrituras veterotestamentárias, encontramos o profeta Jeremias aprendendo com o próprio Deus que antes do Senhor derramar novamente a sua glória  sobre o povo de Israel, eles teriam que se render aos pés do Senhor. O ´´vaso`` teria que ser trabalhado, transformado, mudado, limpo e bem arejado para que então o ´´vinho`` possa ser derramado. O odre não pode ser remendado, ele deve ser feito novamente ou substituído por um novo para boa conservação do vinho. O processo de transformação no povo de Israel custou caro, cerca de 70 anos no cativeiro Babilônico, sendo esmagados pelo povo mais rebelde e mais profano da época. Estavam sendo sufocados pelo povo mais ímpio daquela geração. Esse seria o preço a ser pago para que o bom vinho retornasse ao odre. Existem alguns caminhos a serem seguidos para que o bom vinho permaneça no odre. A nação de Israel passou por vários processos desses, olhando lá atras no tempo de Moisés, um percurso que duraria no máximo 14 dias para chegar do Egito a terra prometida se converteram em 40 anos andando errantes pelo deserto. Foi o tempo necessário para que Deus trabalhasse no ´´vaso``. 
        Devemos deixar todo tipo de remendo, sujeira e assim conservar o vinho novo que existe dentro de nós para que o Espírito Santo permaneça sempre vivo em nossas vidas. Se o vinho envelhece, a culpa é nossa. Tem algo errado no odre, deve estar rompido. Devemos jogar o vinho velho fora, buscar odres novos e esperar um outro vinho, ou seja, O BOM VINHO NO ODRE NOVO. Então ambos são conservados para  glória de Deus, aleluia. Após esta breve meditação, cantamos um louvor que dizia: ´´ Senhor, quebra o meu orgulho, eu quero descer e mergulhar nas águas do teu amor, me purifica eu quero ser limpo...`` A igreja já com o coração quebrantado pela palavra de Deus e os hinos entoados, estava pronta para ser abençoada com uma palavra de oração. Feito isso, nos despedimos levando no coração a palavra da verdade. Uma parte, somente uma pequena parte daquilo que foi falado na terça-feira.



                        Pb. Sandro Gonçalves, 2 dirig. e servo de Jesus.
                 

13 comentários:

  1. uma palavra desa devemos escutar todos dias é uma palavra que suje efeito na nossa vida que deus possa te usar mais e mais sempre

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe irmao, excelente reflexao, importante aplicaçao tambem. Que sejamos todos um destes "embote" da vida que o Senhor necessita para encher.. e claro do que encher o Senhor, desfrutar aqueles que nos cercam... segue meu blog, recomende se gostar.
    Paz do Senhor.
    Pastor Paulo Silvério, misionario na Espanha.
    http://teologos.blog.terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Pr. Paulo Silverio...


    É um prazer ter um visitante da Espanha acompanhando o meu blogger. Que Deus possa te abençoar cada vez mais. Vou seguir o seu blogger sim.

    ResponderExcluir
  4. Jefinho, meu amigo...


    Jovem de DEus e instrumento de valor. É um prazer te-lo por aqui. Continue assim com a chama acessa em seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz Presbítero Sandro Gonçalves,

    Vinho novo em odre novo? É uma tarefa bastante difícil para nós que somos seres limitados. Mas não é impossível.
    Trata-se de uma questão de atitude e de conhecimento de nossas verdadeiras motivações. O que nos move verdadeiramente? Será que o "Vinho Novo" que temos recebido tem sido derramado em "Corações Novos" (vasos) ou corações cheios de ligaduras e vestígios de um caráter corrompido e comprometido com as concupsciências da nossa carne?
    Que O Espírito Santo nos convença a sermos movidos pelas motivações corretas e faça de nós constantemente renovados em sua presença.

    Grande abraço!

    Rabiscos: http://saulegoedert.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pb. Saule, estamos juntos...


    O vinho novo é Deus que dá, já o vaso novo só é possível mediante a ação humana. Como assim? Se o homem não deixar, não quiser, o vaso continuará velho. Sem vaso novo, é impossível permanecer o bom vinho no vaso. Muito obrigado pelo seu ilustre comentário amigo. Deus abençoe.

    Pb. Sandro Gonçalves, servo de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Paz e graças amado irmão!
    Fico alegre ao ver que Deus lhe revelou uma tremenda Palavra!
    Que Ele continue lhe usando sempre!

    Sds
    Patrick Maciel
    Pitangui - MG
    ministeriodeencorajamento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz nobre Patrick Maciel...

    Que bom tê-lo comigo nesse espaço. Pra mim é gratificante e incentivador essas palavras. Ore por mim, pois careço de vossas orações, abraços

    ResponderExcluir
  9. Estranho, mas me parece que está escrito que é o vinho novo quem estraga o odre velho, e não o contrário!?! Afinal, durante o processo natural de fermentação, o odre velho não suporta a pressão exercida pelo gás formado, onde está escrito que o odre velho se rompe e entorna o vinho. E continua dizendo o Senhor que se alguém bebe do vinho velho (fermentado) já não quer beber do vinho novo, porque o velho é melhor!

    ResponderExcluir
  10. É o que sempre digo: A Palavra é uma espada e uns pegam pelo cabo outros pelo corte!

    ResponderExcluir
  11. A palavra nos alegra demais. Que riqueza de graça e paz- voltar para o projeto de Deus eh maravilhoso.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelas palavras de incentivo. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  13. nao sou dono da verdade, meu intuito nao é dizer que é assim. Mas tenho desejo de compartilhar o que entendi lendo esse trecho da bíblia. Desculpem-me se nao agradei alguns. Aceito sugestoes e opinioes, mas nao me agridam por favor. Isso nao é evangelho. O início e o final do verdadeiro evangelho é o amor. Abraços aqueles que me apoiam e também aqueles que me criticam. PAZ.............

    ResponderExcluir