sexta-feira, 30 de setembro de 2011

É hora de estar de pé e cantar em meio a adversidade

         Nessa quinta-feira, dia 29 de setembro de 2011, estive ministrando a palavra de Deus na congregação sede do Porto Rico, um lindo templo que tem como Distrital Pastor Ronaldo. A liturgia do culto foi muito bem administrada pelo meu amigo Pb. Douglas que é também 2 dirigente da congregação e o louvor ficou na responsabilidade do grupo de louvor Asafe que o fez com muita unção. O ambiente do culto ficou propício à palavra e a terra fértil para semear no coração do povo o texto proposto com o tema: ´´ É hora levantar e cantar em meio a adversidade ``. Vamos ao breve resumo da mensagem pregada.
       Iniciei a mensagem lendo o livro aos Hebreus cap.12 e vrs. 12 e associei o texto sugerido com a passagem de Paulo e Silas quando cantavam na prisão em Filipos. O que levara Paulo a cantar em meio a tanta luta? Qual seria o motivo do louvor na hora da adversidade? Um capítulo antes Paulo tinha sido apedrejado e quase morto, mas mesmo assim não desistiu, nem mesmo sarou das feridas do ataque do capítulo anterior, e logo no capítulo seguinte foi ousado, intrépido e corajoso para enfrentar uma prisão cantando louvores a Deus, aleluia. Muitas vezes associamos louvor com benção, então, porque Paulo cantava, haveria motivo? A confiança no seu Deus e a convicção do seu ministério lhe davam forças para lutar e cantar sem se importar consigo mesmo. Paulo não cantou para mostrar algo para aquele povo, não cantou para provar nada a ninguém, mas, Paulo cantou imaginando que fosse seu último louvor. Parece que vejo Paulo dizendo: ´´ se vou morrer Silas, vou morrer cantando ´´. Ele não imaginava que tudo aquilo aconteceria, foi surpreendente até mesmo para Paulo. Mas é isso que o verdadeiro louvor faz, os verdadeiros adoradores adoram em Espírito e em verdade. Não cantam para que algo aconteça para seu benefício, mas cantam somente com uma única e exclusiva intenção, a de adorar a Deus, e então quando menos esperamos o milagre acontece. O mais inacreditável é que enquanto Paulo cantava, os outros presos os escutavam e quando as prisões se abriram, nenhum preso fugiu, eles foram até Paulo e Silas para os ouvir cantar e ainda restavam forças em Paulo, depois de muitos acoites com as costas esvaindo-se em sangue, para dizer para o carcereiro quando tentava se matar com medo da fuga dos detentos, dizendo: ´´ não te faças mal, estamos todos aqui ´´. Então o carcereiro perguntou o que deveria fazer para ser salvo, então Paulo lhe falou: ´´ crê no Senhor Jesus e será salvo tu e toda a tua casa. Todo ferido, maltratado, surrado, machucado, ainda teve forças para cantar e levar Jesus para o carcereiro e toda sua família, aleluia. Enquanto o carcereiro lavava as feridas de Paulo e Silas, ele e toda sua casa foram batizados no Espírito Santo, glória Deus. Verdadeiramente  Paulo trazia no seu corpo as marcas de Cristo.
     Ato contínuo ainda tendo como base o texto aos Hebreus, fiz menção também da passagem de Moisés quando Deus ordenou que ficasse com as mão erguidas, pois só assim o povo da israel prevaleceria na guerra. Mas Moisés cansou, e por um momento sentou para descansar, e aí está o grande perigo, de sentar e não ter mais forças para levantar. Graças a Deus que ainda nos nossos dias temos Arão e Hur que levantam os braços de Moisés e ficam sustentando até o final da guerra. Não é hora de descansar, mas já é tempo de se levantar na presença do Senhor, pois estamos na frente de uma grande luta e Deus nos diz: ´´ Tornem a levantar, pois é tempo de cantar em meio a adversidade ´´. A ordem de Deus era para estar de pé, mas o cansaço tomou conta de Moisés, e não conseguiu vencer o desanimo, então fraquejou.Prossegui dizendo que existiam muitos ali naquela noite que não tinham mais forças para se por de pé na presença do Senhor, estavam sem forças para orar, buscar ao Senhor, estavam sendo consumidos pelo inimigo, perdendo a luta, e não encontravam  animo para se erguer diante do Senhor. Deus iria dar motivos para cantar em meio a prova, só não era para parar de lutar e cantar.
    Dando prosseguimento a mensagem, agora fiz menção do povo de israel quando venceu uma guerra com mil louvadores consagrados e ungidos que se puseram a cantar em meio a crise. As coisas de Deus são um pouco estranha as vezes, nós não conseguimos entender, poi Deus complica e depois explica. A bíblia diz que o homem natural não consegue discernir as coisas de Deus, pois as coisas de Deus são discernidas Espiritualmente.  As vezes é difícil abandonar a espada e cantar, não é fácil trocar a espada pelo instrumento, trocar o grito pelo louvor. Mas quando paramos de lutar e deixamos Deus agir por nós, então vencemos a guerra.  Ser dependente de Deus é o segredo, é confiar inteiramente no Senhor independente das circunstâncias, é se entregar totalmente, sem reservas. As vezes confiar não é fácil, mas é preciso, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Quando o homem luta, Deus para, mas quando o homem para de lutar, então Deus age na vida do homem, o nosso papel é só cantar e estar de pé.
    Finalizei a mensagem dizendo que independente da situação presente que cada um se encontrava, o segredo era cantar, se levantar da situação e tomar posição de um bom soldado de Cristo. Adorar o nome do Senhor pois Deus estava a procura de verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em verdade. Parar de se preocupar com as coisas dessa vida, porque a bíblia diz que basta cada dia o seu mal. Convidei a igreja para estar de pé e orar juntamente comigo e pedi a Deus para que aquele povo tivesse força para estar de pé e cantar na adversidade na presença do Senhor, aleluia. Graça e paz a todos

2 comentários:

  1. Graça e Paz Presbítero Sandro,

    Ótima mudança no layout de seu blog, ficou muito bom. Quanto a mensagem em evidência,gostaria de contribuir com o que me chamou a atenção. Vimos na bíblia, vários homens que tiveram seus momentos de crise, bem como, Elias, Jó, Jonas, etc. Isso revela para nós que não existe homens super-dotados, vestidos com capa de cor escarlata que podem sair batendo no peito e declararem que são super-homens. Todos tem seu momento de crise, de cansaço e de desesperança, mas devemos saber e nunca nos esquecermos que em meio à crise Deus manifesta seu milagre, nos toma pelas mãos, nos alimenta e nos conduz para continuarmos a caminhada. Não temos o "direito" de pararmos, precisamos prosseguir.

    Grande abraço!

    Rabiscos: http://saulegoedert.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Paz, nobre amigo


    Pb. Saule, é muito bom recebé-lo em meu blog. Não nos faltará angústia, provações e ciladas do inimigo para nos deter, mas, em nome de Jesus já é tempo de aprendermos com apostolo Paulo e outros personagens a cantar em meio a crise. Não é fácil eu sei, mas devemos cantar, pois só assim as muralhas cairão. Satanás não resiste um crente que sabe cantar em meio a prova, ele foge pois não resistirá o seu louvor.

    Que Deus possa te abençoar grandemente

    Abraços.

    ResponderExcluir