sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os significados das 3 tentações de Jesus no deserto.

No último culto de terça - feira, dia 30 de agosto, tive o privilégio de poder compartilhar com a amada igreja do João Costa ( sede ), distrito 23, a palavra de Deus. O pastor Kleber, distrital, estava ministrando a Santa Ceia do Senhor na congregação do Ebenézer, igreja que faz parte do distrito 23, e me coube a responsabilidade, como 2 dirigente, de transmitir a sacro-santa palavra de Deus.
Usei como texto base o evangelho de Mateus capítulo 4, onde fala sobre a tentação de Jesus no deserto. Orando a Deus e pedindo uma palavra para aquele culto, discorrendo a Bíblia me deparei com a epístola de 1 João capítulo 2 e versículo 16, onde fala sobre a concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida e então Deus me fez entender algo especial que quero repartir com todos.
   A Bíblia diz que Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo, e no evangelho de Lucas capítulo 4 entendemos com mais clareza que o Diabo tentou o Senhor Jesus por 40 dias inteiros, isto é, foi afligido por Satanás por um ( 1 ) mês e 10 dias consecutivos. No original do grego, ´´ tentado `` quer dizer, ser colocado á prova, ser testado, e foi este o objetivo do tentador, de submeter Jesus a esta prova, mas com intuito é claro que Jesus fosse reprovado.
  A primeira proposta do acusador a Jesus no deserto foi : ´´ se tu és o filho de Deus, transforme estas pedras em pães ``. Vemos aqui nitidamente a´´ concupiscência da carne ``, satanás viu a debilidade e a fraqueza de Jesus depois de 40 dias sem comer, imaginava, é claro, que Jesus deveria estar morrendo de fome, imaginou que estivesse vulnerável a esta situação e disse : ´´ come estas pedras, não é pão mas pode ser,transforme em pão e coma ``. Ainda que Jesus fizesse isso, não seria, é a ordem natural das coisas, continuariam sendo pedras na ordem original. No mundo em que vivemos o tentador também está constantemente diante de nós apresentando-nos pães que na verdade são ´´pedras ``, não servem para alimentar. Concupiscência da carne diz-se respeito a tudo que traz prazer ao nosso corpo, que em vez de alimentar-nos, vai nos destruindo e definhando-nos aos poucos, tanto materialmente como também espiritualmente. Pornografia, internet, TV, bebedices, alcoolismos, tabagismo, glutonaria, e muitas outras coisas que acabam nos enganando e nos afastando de Deus, isso é trocar pães por pedras. No final do texto de Mateus 4 diz que os anjos vieram e serviram ao Senhor, isto é, alimentaram Jesus. O diabo sabia que Jesus seria servido pelos próprios anjos e quis enganá-lo, mas Jesus venceu-o pela palavra de Deus dizendo que ´´ nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus ``. Jesus preferiu servir o seu Deus do que se entregar para o maior prazer da sua carne que naquele momento que era a fome.Não se dobre diante da carne que se alvoroça com fome pelo pecado todo dia, mas vença a carne pela palavra de Deus. A bíblia diz que a carne luta contra o Espírito, e só venceremos se preferirmos á Cristo em nossas vidas.
   A segunda proposta do acusador foi : ´´se tu és filho de Deus, lança-te daqui para baixo porque está escrito: aos seus anjos será dada ordem ao teu respeito para te guardarem em todo teu caminho ``. Podemos observar a ´´ soberba da vida `` tentando ofuscar os planos do calvário de Deus. Se tu és realmente o filho de Deus, então me prova. Isso fala de orgulho, soberba, pessoas fazendo as coisas para ostentar seu ego, correndo atrás de aplausos, fama, glória, dinheiro, querendo sempre que seu nome seja citado. Até faz as coisas, é sempre bem ativo, pronto, mas por trás disso se esconde uma outra realidade. Por trás dos bastidores tem outro cenário que revela nos recônditos da alma um névoa de maldade. Primeiro que não precisamos provar nada pra ninguém, devemos ser autênticos.O que Deus tem pra ti será. Jesus esperou o momento certo para mostrar o seu poder pro diabo. Quando Jesus se entregou na cruz do calvário, desceu ao inferno e pisou na cabeça do diabo, parece que vejo Jesus dizendo a ele: ´´ agora sim, não preciso pular de pináculo algum para te provar nada, todo poder foi me dado no céu e na terra, e tomou as chaves simbolizando, domínio e todo o poder, inclusive sobre o inferno.
   A terceira e ultima proposta foi: ´´tudo isso te darei se prostrado me adorares ``. Concupiscência dos olhos. O pecado original foi a desobediência, claro, mas começou pelos olhos da Eva. A bíblia diz que Eva OLHOU. DESEJOU TOMOU E COMEU.  A concupiscência dos olhos se diz respeito a tudo aquilo que seus olhos desejam. A bíblia diz que se os teus olhos forem bons, todo o seu corpo será bom, agora se os teus olhos forem maus, todo seu corpo será tenebroso. Alguns exemplos são:a  inveja, não ter prazer no sucesso do outro, pensamentos que maquinam o mal e deixam descer ao coração maldades que impedem a nossa comunhão com nosso Deus. O diabo por certo imaginava a proposta de Deus para o seu filho e com essa tentação ele queria dizer:´´ não precisa nascer numa manjedoura, não precisa sofrer, não precisa passar pela cruz, não precisa de nada disso. Te darei tudo isso e não precisa dar a sua vida para isso, só se prostra,  se dobra diante de mim, é bem rápido, só alguns segundos, e tá feito, tudo isso é seu. Mas Jesus olhou o mundo, amou o mundo, e preferiu a cruz para salvar a toda a humanidade, aleluia. Quando estivermos mais interessados no bem estar do outro do que no próprio, começaremos a entender a verdadeira realidade do evangelho. Evangelho é considerar o próximo mais do que eu, melhor que eu, amar sem medida, sem limite, fazendo isso você vencerá o acusador assim com Jesus conseguiu no deserto vencer o diabo. Fiquem com Deus na paz do Senhor Jesus, amém!

8 comentários:

  1. Boa palavra Sandro, que Deus continue lhe usando nas suas ministrações!

    Como alguém já disse: "Estamos nos prendendo a tudo o que Jesus rejeitou (riqueza, fama, posição, poder)! Que possamos ter integridade e firmeza para rejeitar as propostas do Inimigo.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Pb. Mário, meu irmão...




    Obrigado pelo seu incentivo e pelo seu apoio. Que Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Para você qual o que quer dizer quando cristo diz ao Apóstolo Pedro Eu te dou as chaves do reino dos céus e tudo oque você ligar na terra será ligado no céus e tudo o você desligar na terra será desligado nos céus. e a outra é pq que Cristo diz que Pedro é pedra e que sobre esta pedra ele ia edificar a sua Igreja e que as Portas do inferno não prevaleceram contra ela?
    Se possível me responde.

    ResponderExcluir
  4. Quero destacar queridos irmãos que Cristo tinha sempre em mente o seu Deus em primeiro lugar em tudo; coisa que muitas vezes nós falhamos, erramos quando desejamos a fama, a mídia, os holofotes, o dinheiro, poder midiático, igrejas totadas destacando que somos os melhores pregadores da "Palavra de Deus". Caro Presbitero Sandro que Deus contínue sempre contigo irmão por onde quer que andares nesta Terra no afã de pregar a palavra de Deus que não dinheiro, nem preço é gratuita, de graça para toda a humanidade. Sergio Murback

    ResponderExcluir
  5. parabens palavra boa.
    Pr dhéo
    TEMPLO - LUGAR ONDE ADORAMOS O SENHOR.

    ResponderExcluir
  6. Pb. palavra gloriosa que Deus te abençoe e continue te usando.
    Luzinete

    ResponderExcluir
  7. Que JESUS maravilhoso é este NOSSO!

    ResponderExcluir